Pular para o conteúdo

Comunidade Terapêutica / Itanhaém

A participação em nosso programa terapêutico depende diretamente do desejo pessoal de vivencia-lo, demandando a ação do residente com disposição e interesse, tomando consciência de seu quadro, de seus limites e valores. Nossa proposta baseia-se em trabalho integrado entre equipe multidisciplinar, residente e familiares. Propomos um regime interno, uma rotina diária de atividades e um cronograma a ser respeitado, buscando suprir o residente com um ambiente saudável e com equipe que ofereça condições para real transformação de vida.

METODOLOGIA TERAPÊUTICA

A meta é tratar, mas não curar, visto que a dependência éuma condição crônica. Procuramos detectar as causas e remover o foco de uma possível “cura”, focando na mudança de comportamento do indivíduo. O programa está alicerçado ná Libertação através da Fé, com cultos diários ministrados por pastores e também tratamentos com os demais profissionais da área.
Oferecendo um ambiente propício à troca de experiências em todos os níveis, oferecemos Cultos, TER (Terapia Racional-Emotiva), PPR (Plano de Prevenção à Recaída),TCC (Terapia Comportamental-Cognitiva), Escola Dominical, Palestras Motivacionais, além de reuniões temáticas, através das quais o residente irá adquirir uma série de conhecimentos e ferramentas, visando à preparação do mesmo para o enfrentamento de suas condições de forma confiante e positiva.

FASES DO TRATAMENTO

O período de tratamento a princípio consiste de 90 dias (3 meses) ininterruptos, podendo ser estendido até 180 dias (6 meses), dependendo da gravidade do caso segundo avaliação da equipe psicoterapêutica. Este tempo pode ainda ser estendido caso seja detectado que o(a) residente não está preparado(a) para o retorno ao convívio social e
suas atividades cotidianas. Este tratamento consiste em três fases distintas:


Desintoxicação e Adaptação: Esta etapa inicia-se no acolhimento. Seus objetivos são a adaptação ao grupo e às normas da comunidade, desintoxicação física, estabilização emocional e cognitiva, e adaptação ao cronograma.


Conscientização e Reformulação: É quando acontece o período propriamente dito de tratamento e reabilitação.
Neste, as atividades serão intensificadas quanto à autoanálise, autoconhecimento, ressignificação e superação dos
comportamentos inadequados que engatilham o uso da substância de preferência.


Reinserção Social: Consiste no retorno sistemático à sociedade, sendo este o objetivo final do tratamento. É o período de desenvolvimento de habilidades sociais, convívio com os familiares e a sociedade, a preparação para as atividades cotidianas e para o retorno ao mercado de trabalho. O(a) residente passa a ter direito à estadia agendada em sua residência, retornando no fim de um período de 3 dias à comunidade, mediante autorização e preparação da equipe multidisciplinar junto à família.  Sugerimos, assim, o exercício de suas atividades, trabalhando suas dificuldades durante a reinserção social. Ao retornar passa por atendimento personalizado para análise das experiências adquiridas, além de ter seu preparo para o enfrentamento social avaliado. A quantidade e periodicidade deste retorno sistemático são definidas pela equipe multidisciplinar e familiares.

Clínicas de Recuperação

Álcool e Drogas

Fale com um especialista